31 de março de 2009

PICO - TERRA DE LOBOS DO MAR

Na Ilha do Pico, terra de “Lobos-do-Mar”, nasceu a pesca do atum nos Açores nos anos 40.
Foi o mestre João Alves, mais conhecido pelo mestre João do Ribeirense que, regressado de São Diego nos Estados Unidos da América para onde havia emigrado, ensinou e pôs em prática aquela pesca à semelhança do que por lá se fazia.
Naqueles tempos e nos que se seguiram, foi a melhor fonte de receita da maioria das famílias da Ilha do Pico, e talvez dos Açores. O mestre João, primeiro mandou construir a traineira “Salazar“ e mais tarde como reinvestimento dos bons resultados obtidos com a mesma, “Carmona”. Depois foi o que se viu, traineiras em todas as ilhas. Emprego para muita gente, não só no mar mas também em terra, para homens e mulheres nas fábricas de conservas de atum. Na Ilha do Pico foram construídas três fábricas de conservas de atum. A primeira nas Lajes do Pico, a segunda na Areia Larga – Madalena, e mais tarde uma nova unidade em São Roque.
De igual modo foram construídas duas em São Jorge, uma no Faial, em São Miguel, Terceira, Graciosa e até na Ilha das Flores. Desde alguns anos, esta indústria entrou em decadência.
Não se sabe bem porquê, as safras têm sido de ano para ano mais fracas pela ausência do atum, à semelhança do que já aconteceu noutras paragens, nomeadamente nos Estados Unidos da América. Por outro lado as condições de vida em terra foram melhorando, e, nesta altura, vai havendo muita dificuldade em encontrar tripulação açoreana para as embarcações, encontrando-se já muitas varadas e outras desmanchadas por directivas da União Europeia. Nos Açores ainda vigora o sistema de soldada ou quinhão. Normalmente 50% do produto da safra é para o armador e 50% para a tripulação. Por esta razão, muitos pescadores não arriscam a perder o seu trabalho durante um verão, designadamente em anos fracos como os últimos. Entretanto, no ano de 2006 e 2007 a pesca do atum nos Açores tem sido das melhores de sempre, nomeadamente na captura do bonito, tendo vindo dar novo alento a esta arte.

Sem comentários:

Enviar um comentário